segunda-feira, 9 de junho de 2014

Fórum da Saúde reúne 2 mil em Santo André


Em um belo dia de sol, o Parque Central foi palco do maior evento de trabalho à prevenção e cuidados com a saúde, o II Fórum de Promoção à Saúde de Santo André, que já tem a terceira edição garantida para 2015. Com diversas tendas temáticas, os quase mil profissionais da Prefeitura envolvidos na iniciativa incentivaram ações esportivas, de lazer e culturais. Pelo menos 2 mil pessoas passaram pelo parque, neste domingo (8), para aproveitar alguma atividade. "Esta ação é marcante e importante para a cidade. E pode anotar: depois de alguns anos sem este evento, iniciado na gestão do ex-prefeito João Avamileno, mas sem continuidade pela gestão seguinte, todos os anos desta gestão contarão com o Fórum, importante para previnir a saúde da nossa população. Isso é cuidar do no nosso povo", afirmou o prefeito Carlos Grana, logo após aula livre de ginástica que abriu o evento com centenas de participantes. O secretário de Saúde, Homero Nepumuceno, também falou sobre a importância da medida. “Em um dia como este, sinto-me gratificado por fazer a principal ação de saúde, que é a prevenção. A intenção deste evento é justamente prevenir doenças, deixar a cidade mais saudável”, concluiu. 

Tendas - Quem tirou o dia para dar uma volta no parque aproveitou os serviços de cada uma das 42 tendas que discutiam e ensinavam os participantes a cuidar melhor da saúde, além de garantir a realização de exames como a medição de pressão. Por meio de apresentações teatrais e jogos lúdicos, as crianças receberam atenção especial dos agentes de saúde. Uma série de serviços, rodas de conversas, oficinas, apresentações esportivas e de lazer, além dos projetos de cuidados com a saúde animal, zoonoses e até de agricultura vertical, também foram destaque na programação. O chefe do Executivo, acompanhado do secretário de Saúde, circulou por todas as tendas e ainda participou do plantio de um pé de Jequitibá, arvore símbolo do Estado.

Parceiros – Além da Secretaria de Saúde, estavam presentas no Fórum as secretarias de Cultura e Turismo; Esportes e Lazer; Inclusão e Assistência Social; Educação; Política para as Mulheres e Direitos Humanos e Cultura da Paz, além de diversas escolas de enfermagem, instituições sociais e ONG

Sobre a Secretaria de Saúde - Com orçamento previsto de R$ 449,07 milhões para 2014, a Secretaria de Saúde tem destinado o maior valor da peça orçamentária da Prefeitura de Santo André. O governo tem na Pasta uma de suas prioridades, inclusive com a construção de novos equipamentos públicos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

A rede de saúde municipal é composta por 33 USs (Unidades de Saúde); dois hospitais (Centro Hospitalar Municipal e Hospital da Mulher); três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas; quatro PAs (Prontos Atendimentos) 24 horas; três Centros de Especialidades Médicas; um Centro de Reabilitação Municipal; dois Centros de Especialidades Odontológicas; um Ambulatório de Moléstias Infecciosas; um Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, um Centro de Terapia Comunitária e um laboratório de análises clínicas, além do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Nenhum comentário:

Postar um comentário