segunda-feira, 9 de junho de 2014

Santo André é destino preferido para 20,2% dos consumidores do ABC no ‘Dia dos Namorados’

Além de registrar forte interesse dos moradores em adquirir produtos no município, comércio sólido torna cidade mercado favorito para munícipes de São Bernardo, Mauá, Rio Grande da Serra
Considerada uma das datas mais importantes para o comércio, o Dia dos Namorados deve movimentar aproximadamente R$ 74,5 milhões no Grande ABC neste ano.  Os dados foram revelados na PIC (Pesquisa de Intenção de Compras), elaborada pelo Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo, em parceria com as associações comerciais. O levantamento revela que apenas 23% dos munícipes de Santo André pretendem comprar o presente fora da cidade, um dos índices mais favoráveis da região.

O resultado da cidade, detalhado no quesito Mobilidade do Consumidor, torna-se mais significativo quando comparado com o dos outros municípios, uma vez que 31,2% dos possíveis compradores da região pretendem adquirir produtos fora. “Recebemos a análise de maneira muito positiva, pois estamos apostando no fomento ao comércio de bairro para atrair pessoas, reforçando o potencial de Santo André, que, devido à sua qualidade, retém grande parte dos consumidores na própria cidade”, aponta a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Oswana Fameli.

Outro dado interessante, além de atrair os consumidores locais para as potencialidades de seu mercado interno, Santo André é destino preferido para os moradores de Mauá (15%), Rio Grande da Serra (40%) e São Bernardo (11,7%), Ribeirão Pires (30,2%) e São Caetano do Sul (20%).

Metodologia - Ao todo, foram 688 entrevistas válidas, sendo 59% mulheres e 41% homens, com idade média de 29 anos e renda familiar entre 5 e 10 salários mínimos (32,9% deste público). Segundo os dados levantados na pesquisa, o valor médio a ser gasto por presente é de R$ 205,17. Já o valor total que os consumidores pretendem gastar com presentes neste Dia dos Namorados é de R$ 210,13, ocorrendo uma diminuição de 7,5% em comparação com o ano passado, cujo valor total apontado foi de R$ 214,00.

Os principais presentes deverão ser, mais uma vez, itens de vestuário (33,1%), perfumes e cosméticos (19,5%). A forma de pagamento mais utilizada nas compras deverá ser o dinheiro (41,5%), seguido pelo cartão de crédito (30%) e de débito (26,3%). Os consumidores que devem optar por crediário apresentou pequeno aumento na disposição a gastar, no entanto, os que usarão o cartão de crédito revelaram uma diminuição de aproximadamente 25% no desejo de comprar. O gasto planejado, de R$237, é semelhante, tanto para quem vai comprar à vista, no cartão de débito, quanto parcelado. Este valor é cerca de 10% menor em relação ao ano passado. Os consumidores que estão dispostos em gastar mais são aqueles que revelaram preferência em comprar nos shoppings (44,6%) e pela internet (9,9%).

Potencial de Consumo – O bom resultado da cidade se traduz também no estudo PC Maps, elaborado pela IPC Marketing Editor em abril, o qual estima que o potencial de consumo de Santo André deve chegar a R$ 17,2 bilhões em 2014. O resultado coloca a cidade como a quinta do Estado de São Paulo e 18ª do País em capacidade de absorver serviços, produtos e alimentos.

O PC Maps é atualizado anualmente pela IPC Marketing Editora, que disponibiliza informações demográficas e de potencial de consumo de todos os municípios brasileiros. O indicador é o único que apresenta, em números absolutos, o detalhamento do potencial de consumo em 22 categorias de produtos.

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